EUA aprova o primeiro medicamento para a apneia do sono: Tirzepatida mostra resultados promissores
- Dra. Ana Carla Campelo Duarte
- 29 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, aprovou a utilização da tirzepatida como o primeiro medicamento específico para o tratamento da apneia do sono, especialmente entre pacientes obesos.
A tirzepatida, já usada no tratamento da obesidade, mostrou-se eficaz também no manejo da apneia do sono, especialmente em pacientes obesos que não se adaptaram ao uso do CPAP. O medicamento, um agonista dos receptores GLP-1 e GIP, regula o apetite e promove a redução do peso corporal. Essa perda de peso diminui o excesso de tecido adiposo nas vias aéreas, ajudando a aliviar a obstrução ao fluxo de ar, dessa forma, tratando a apneia do sono. A aprovação da tirzepatida nos EUA oferece uma alternativa menos invasiva para melhorar a qualidade do sono e a saúde geral em pessoas obesas com apneia.
Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde setembro de 2023, Mounjaro (tirzepatida), da farmacêutica Eli Lilly, ainda não tem data para chegar nas farmácias brasileiras.
Comments